Aplicações dos pellets de madeira

Produção de energia elétrica

Os pellets podem ser utilizados em grandes centrais de combustível pulverizado ou de leito fluidizado. Estas centrais podem utilizar pellets em modo de co-combustão com carvão, serem adaptadas de carvão até 100% de pellets ou construídas de raiz. Nas duas primeiras opções substituem-se grandes quantidades de combustíveis fósseis por combustíveis de origem renovável, sendo a redução de emissões de gases de efeito de estufa na ordem dos 85% em relação ao carvão ou mais de 70% no que diz respeito a uma central eléctrica a gás natural de referência – tendo em conta o balanço das emissões de CO2 na produção e transporte dos pellets.

 

​Central de Les Awirs

A central de Les Awirs foi convertida de carvão para uso de 100% de pellets de madeira. Esta produz 80 MW de eletricidade verde e usa cerca de 350.000t de pellets por ano. Em comparação com a utilização de carvão a poupança de emisões de gases são aproximadamente 500.000t por ano, tendo em conta o balanço de emissões de CO2 causadas pela produção e transporte dos pellets. 

Produção de calor

Os pellets podem ser utilizados como combustível para aquecimento em dispositivos especialmente dimensionados para o efeito, tais como salamandras, caldeiras e queimadores de pellets. Os pellets são extremamente competitivos economicamente, tendo um custo de funcionamento 50% inferior ao do gasóleo de aquecimento. Sendo uma forma de energia renovável, o preço dos pellets, não tem sido muito influenciado pelo preço do petróleo, mantendo-se sensivelmente estável nos últimos 5 anos.

Salamandras

As salamandras a pellets são dispositivos de funcionamento automático para aquecimento de compartimentos individuais ou apartamentos. Os pellets são, neste caso, armazenados num espaço no interior do equipamento. Deste espaço, os pellets são alimentados automaticamente e aquecidos através de uma resistência eléctrica até entrarem em combustão. As salamandras são capazes de níveis de emissão reduzidos em conjunto com rendimentos na ordem dos 90%. Estes equipamentos podem produzir ar quente para aquecimento do espaço em que estão localizadas ou água quente que para sistemas de aquecimento central.

​Caldeiras

As caldeira de pellets produzem água quente ou vapor para sistemas de aquecimento central ou processos industriais. Estão disponíveis equipamentos adaptados a todas as necessidades energéticas – a partir de 12 kW para edifícios de baixo consumo até 20MW para grandes complexos de edifícios ou para suprir necessidades de calor em processos industriais.

As caldeira de pellets operam com sistemas de alimentação automática que transportam o combustível a partir de uma sala de armazenamento para a caldeira e exigem pouca manutenção. As caldeiras a pellets são um excelente substituto para sistemas de aquecimento a gasóleo, propano e até mesmo gás natural. Os custos de aquecimento com uma nova caldeira a pellets são cerca de metade do que com uma caldeira a gasóleo de aquecimento.