ENplus®

O objetivo do sistema de certificação ENplus® é assegurar o fornecimento de pellets de madeira a aplicação residenciais, comerciais e serviços com qualidade claramente definida e constante.

ENplus® é um sistema de certificação de qualidade que cobre toda a cadeia de fornecimento de pellets de madeira: da produção, transporte e fornecimento, até ao armazenamento no cliente final. Os componentes essenciais do sistema de certificação são:

  • Definição de classes de qualidade e especificação das propriedades dos pellets (ISO 17225-2)
  • Disposições relativas à gestão da qualidade dos produtores e distribuidores de pellets, assim como de prestadores de serviços
  • Requisitos para a declaração do produto e uso do Selo de Certificação
  • Listagem de organismos, licenciamento e revogação, formação (estes aspetos serão tratados numa parte separada do documento, parte 5 do Manual ENplus, versão 3).
  • Auditoria e avaliação de conformidade de produtos, processos e documentos no âmbito das disposições deste Manual e das normas relevantes.

Os direitos, responsabilidades e obrigações para Empresas Certificadas e requerentes estão definidas no Manual. O Manual será revisto regularmente por um grupo editorial autorizado pela Direção do ENplus. A Gestão Internacional do ENplus pode publicar alterações ao Manual, assim como clarificações. A ANPEB poderá publicar regras específicas relativamente a entregas ao cliente final aplicáveis em território nacional.